Manter coberturas íntegras e estanques é obrigação de qualquer equipe de manutenção predial.
Para esse fim, a impermeabilização de telhado é uma aliada de primeira ordem. Ela garante a funcionalidade e a estrutura de coberturas, evita goteiras, e pode inclusive contribuir para o conforto térmico do ambiente.
Principalmente em galpões industriais, logísticos e comerciais, problemas de estanqueidade e calor excessivo podem provocar grande prejuízo financeiro (avaria de máquinas, materiais e mercadorias, paralisação de atividades, acidentes de trabalho, baixa produtividade, consumo excessivo de energia elétrica, problemas ambientais, etc.).
Neste artigo, a Comfort Roof, divisão da Comfort Lux especializada em soluções de alta tecnologia para retrofit de coberturas, apresenta os principais aspectos sobre impermeabilização e envelopamento de telhados, sua importância, tecnologias empregadas, e os cuidados mais fundamentais para o projeto e a escolha dos produtos.
A função primordial da cobertura ou telhado é proteger a edificação e tudo o que existe dentro dela.
Por isso, esses são os elementos construtivos que mais sofrem com a ação direta das intempéries, dia após dia, sem interrupções.
Todo telhado está sujeito a movimentações e à degradação natural ou acentuada, principalmente após o período de garantia de alguns materiais.
As falhas mais comuns são a corrosão das partes metálicas, sobretudo as telhas, e também a deterioração dos elementos originais de vedação.
Telhas de fibrocimento também se mostram mais quebradiças ao longo do tempo, enquanto os elementos de concreto (telhas ou lajes) sofrem com o ingresso de água e CO² (além de outros agentes agressivos da atmosfera), os quais atacam as armaduras de aço e mudam o pH do concreto.
Os tipos de impermeabilização mais adequados para coberturas são do tipo flexível, que acompanham as movimentações do telhado.
São dois os grupos principais de impermeabilizantes flexíveis: mantas e membranas líquidas.
As mantas se caracterizam por serem pré-fabricadas em rolos, os quais são estendidos lado a lado sobre o telhado, resultando em emendas no processo de envelopamento.
Já as membranas são moldadas no local da obra, produzindo um envelopamento sem emendas, com aplicação em uma ou múltiplas camadas.
Entre as mantas pré-fabricadas, as principais desvantagens consistem nas próprias emendas, que podem falhar mediante à movimentação do telhado.
Além disso, no momento da manutenção/reaplicação, elas exigem a remoção do material pré-existente antes de se realizar a reaplicação.
Diferentemente das mantas, as membranas líquidas são químicos de construção, por isso são vendidos em baldes, podendo ser aplicadas manualmente (pincel/rolo) ou utilizando máquinas airless. Como a cura das membranas líquidas ocorre após a aplicação, elas formam camadas sem emendas.
Independente do sistema escolhido, o produto a ser empregado na impermeabilização de telhado deve levar em conta alguns aspectos importantes, principalmente:
– Resistência ao tempo (durabilidade e garantias)
– Resistencia ao empoçamento de água (permeabilidade e degradação/solubilidade)
– Resistencia ao rasgo, alongamento e dureza
– Resistência química (a agentes agressivos provenientes do processo de produção ou de instalações vizinhas)
– Resistência mecânica (ao tráfego de pessoas ou automóveis)
– Presença de solventes voláteis (VOC), que preocupam pela perspectiva da poluição atmosférica e sustentabilidade
– Teor de sólidos (o que efetivamente fica aplicado e não evapora para a atmosfera)
– Espessura do revestimento
– Número de camadas (quanto maior o número, mais complexa será a aplicação)
– Manutenção periódica indicada pelo fabricante;
– Certificações, ensaios e normas internacionais
– Base química (ligada diretamente à satisfação ou não dos itens descritos acima)
Alguns sistemas de impermeabilização empregados no Brasil
A manta asfáltica para telhado é um sistema de impermeabilização pré-fabricado, comercializado em rolos, cuja aplicação no telhado é feita através de primers e do aquecimento do material com maçaricos.
Como o próprio nome diz, trata-se de um produto asfáltico modificado, ao qual se adicionam materiais como fibras de vidro, poliéster, polietileno ou borracha, que dão origem a diferentes tipos de mantas asfálticas. Entre as utilizadas em telhados, as mais usuais são: manta asfáltica aderida, flutuante, aluminizada e ardosiada.
A manta asfáltica é o sistema de impermeabilização mais antigo e mais utilizado no Brasil. Ainda que haja produtos com melhor desempenho e durabilidade, sua popularidade deriva da grande quantidade de fabricantes e aplicadores. Por isso mesmo, podem ser encontradas mantas asfálticas de diferentes qualidades e preços.
Mesmo quando tratamos de mantas asfálticas normatizadas, deve-se ter claras as limitações dessa tecnologia. Seu sistema de aplicação em rolo gera inúmeras emendas, que são pontos vulneráveis. Próximo a chaminés e outras interferências, a solução é compor mosaicos de manta ainda mais suscetíveis a infiltração. Trata-se também de um produto pouco resistente a rasgos e à radiação UV. Logo após a aplicação, a manta asfáltica passa a perder gradualmente a flexibilidade e a adesividade, tornando-se quebradiça e produzindo falhas de ancoragem. Sua vida útil varia muito e depende de condições de projeto, do produto escolhido, da aplicação e da manutenção. Mesmo assim, é esperado que ocorram falhas ao final do período de garantia do produto, quando deve-se realizar a substituição completa do sistema.
A propósito da manutenção das mantas asfálticas, esta é uma tecnologia que não pode ser aplicada sobre impermeabilizações antigas, em razão da incompatibilidade química entre materiais, bem como porque o acúmulo de camadas de manta gera sobrecarga na estrutura de telhados e coberturas. Isso significa que o cliente deve providenciar a remoção completa da manta existente, para só então reaplica-la. A destinação da manta asfáltica também é um fator complicador, pois deve ser realizado junto a empresas especializadas. Seu descarte como lixo comum pode ser considerado crime ambiental, passível de multa (CONAMA nº 307/2002).
Membranas acrílicas são uma variedade de manta líquida (moldada no local, a frio), resultado da emulsão de compostos acrílicos termoplásticos com água. Ao abrir um balde de membrana acrílica, o primeiro passo deve ser a homogeneização do líquido, visto que se trata de um produto policomponente. Sua aplicação costuma ser em múltiplas camadas (até 6 demãos), com intervalos de cura de algumas horas.
Entre as principais vantagens da manta acrílica estão a ausência de emendas e o custo baixo. Quando utilizadas na cor branca, as membranas acrílicas também apresentam boa refletividade, auxiliando no conforto térmico de ambientes. O preço baixo, porém, reflete a durabilidade do produto, que a depender da qualidade e exposição a intempéries pode ter vida útil de apenas 1-2 anos. A membrana acrílica também não é indicada para telhados oxidados, visto que não interrompe o processo de corrosão.
Outra fragilidade da tecnologia de membranas acrílicas é sua interação com a água da chuva e com a radiação solar. Por natureza, mantas acrílicas não são totalmente impermeáveis, visto que absorvem até 10% de água. Isso limita sua utilização em áreas planas ou com pouco caimento. Além disso, por ser um composto orgânico, é especialmente afetada pela radiação ultravioleta, que interfere quimicamente na membrana acrílica, tornando-a menos flexível e mais quebradiça ao longo do tempo. A membrana acrílica ainda é pouco resistente a abrasão, sendo contraindicada para áreas onde há tráfego.
A membrana de poliuretano, também conhecida pelas iniciais PU, é uma manta líquida moldada in loco e a frio, que cura com a umidade relativa do ar. Sua aplicação é complexa, deve ser realizada em múltiplas camadas, intercaladas com material estruturante, e sobre uma camada de primer.Ao final, o sistema resulta em um filme impermeável e relativamente elástico, sem emendas.
Entre as principais vantagens da membrana de poliuretano está a sua excelente resistência à abrasão. Por isso, ela é especialmente utilizada para impermeabilização de áreas com tráfego, passarelas de circulação, garagens, terraços ou pisos cerâmicos em sacadas.
As limitações da membrana de poliuretano derivam de sua interação com as intempéries, especialmente a radiação UV, que rapidamente deprecia qualidades de elasticidade e adesividade do poliuretano. Outro aspecto menos favorável da membrana de PU é a segurança da aplicação, visto que envolve químicos inflamáveis, com teor de sólidos inferior a 70% (o restante consistem em compostos voláteis, principalmente solventes, que poluem a atmosfera). Por isso, embora a aplicação seja tecnicamente simples, deve ser realizada por equipes experientes. O cliente deste sistema deve conhecer e administrar o risco de segurança e ambiental inerente ao produto.
A membrana líquida de silicone é a tecnologia mais avançada e durável para reparo de diferentes tipos de coberturas, sejam metálicas, de fibrocimento, de concreto e lajes.
Sua aplicação se dá diretamente sobre a estrutura, inclusive sobre sistemas de impermeabilização existentes, como mantas aluminizadas, acrílicos, mantas EPDM, TPO, PVC, mantas asfálticas, dentre outros. A membrana de silicone é compatível com diversos materiais, aderindo praticamente a todo tipo de superfície. Sua moldagem é feita in loco, a frio, em camada única e com baixíssimo tempo de cura (30min após aplicação).
Este sistema, quimicamente inorgânico, se caracteriza pela altíssima durabilidade e flexibilidade (542%), mesmo frente a intempéries e à agressão dos raios UV. Com isso, acompanha as movimentações da cobertura, sem romper ou ressecar, conferindo décadas de vida útil a telhados já envelhecidos. Quando aplicada sobre superfícies enferrujadas, inibe a oxidação e termina com o processo de corrosão.
Sua aplicação também é extremamente rápida quando comparada a outros sistemas de impermeabilização, bastando a lavar o substrato e tratar pontos vulneráveis do telhado, como as sobreposições de telhas. Monocomponente, a membrana 100% silicone não demanda homogeneização, primer, nem aplicação em múltiplas camadas. O trabalho pode ser feito manualmente, com pincéis e rolo, ou com máquinas airless. Se trata de um produto livre de solventes, com mais de 90% de sólidos em sua composição.
A membrana líquida de silicone, na cor branca, ainda tem papel fundamental para o controle térmico do ambiente. O índice de refletância desta solução é de 88%. Segundo medições, sua aplicação permite economizar até 35% nos custos de climatização em um dia de calor.
Superioridade da membrana líquida 100% silicone (Sistema Comfort Roof):
Superioridade de aplicação da membrana líquida 100% silicone:
Ao avaliar comparativamente as principais características como elasticidade, vida útil, refletância, absorção de água e facilidade de aplicação, a membrana líquida 100% silicone se destaca em vários aspectos em relação às demais tecnologias:
A elasticidade, que é a capacidade de acompanhar movimentações do telhado sem produzir rasgos ou fissuras, é fator preponderante na qualidade da impermeabilização. O silicone líquido apresenta uma elasticidade de 542%, muito superior à média das tecnologias disponíveis.
Outra comparação relevante se refere à vida útil da membrana 100% silicone. Diferentemente de outros sistemas, por se tratar de um composto inorgânico, não há desgaste na exposição à intempérie ou à radiação ultravioleta. Obras de retrofit realizadas com membranas de silicone podem durar mais de 20 anos. Quando o sistema passa a demandar manutenção, pode-se optar pela reaplicação sobre a membrana antiga, sem qualquer preparação para além da limpeza do substrato.
Em relação à absorção de água, o sistema com membrana de silicone é único totalmente impermeável, com 0% de absorção de água. Na prática, isso significa que pode ser aplicado em superfícies com baixíssimo caimento, sem risco de infiltrações.
Por fim, a rapidez de aplicação se dá pela aplicação em camada única, sem primer, e em qualquer tipo de superfície. O resultado são obras mais ágeis, sem entulhos, e sem a necessidade de descarte especial de materiais poluentes ou de restos de obras.
Preparamos o quadro abaixo para facilitar essa comparação:
Afinal, qual impermeabilizante usar?
Um bom sistema de impermeabilização precisa garantir estanqueidade, durabilidade, segurança e economia. Quando incorporamos esses fatores, concluímos que o barato, na verdade, pode sair muito mais caro. Existe uma grande variedade de produtos, alguns conhecidos há mais tempo, como as mantas pré-fabricadas. Estas variam muito em qualidade e preço, e podem estar associadas a aplicadores pouco experientes no assunto. As membranas líquidas, por sua vez, são moldadas in loco, são de rápida aplicação e evitam as malfadadas emendas, pontos vulneráveis de infiltração.
Entre todos os produtos que vimos, destaca-se a membrana líquida 100% silicone, indicada para todos os tipos de coberturas. Ela proporciona estanqueidade absoluta e maior conforto térmico, através da aplicação de uma membrana impermeável, flexível, em camada única, com altíssima durabilidade e resistência ao tempo. Trata-se de um sistema muito popular em mercados mais maduros, como o norte-americano e o europeu.
A Comfort Roof, empresa especializada em soluções de alta tecnologia em retrofit de coberturas, utiliza sistemas de impermeabilização com membrana líquida 100% silicone.
Clique aqui para ler mais a respeito do Sistema Comfort Roof de Membrana Líquida de Silicone.
Ao longo deste artigo, você ficou por dentro das principais questões que abrangem impermeabilização e envelopamento de telhados. E este é um assunto sobre o qual a Comfort Roof, divisão de retrofit da Comfort Lux, domina como ninguém. Aqui estão alguns de nossos clientes, nos segmentos varejista, atacadista, logístico e industrial.
Restaram dúvidas sobre o assunto?
São muitos os fatores que determinam o melhor projeto de impermeabilização. Na Comfort Lux, fazemos uma avaliação do seu telhado empregando conhecimento especializado e tecnologia.
Solicite agora mesmo uma avaliação e orçamento para a revitalização do seu telhado, clicando aqui. Se preferir, contate-nos pelo WhatsApp.
Estamos certos de que uma consulta com um de nossos especialistas irá ajudar na escolha da melhor solução de impermeabilização para sua edificação!