Impermeabilizantes aplicados em telhados e coberturas são essenciais para prolongar a vida útil das estruturas, corrigindo goteiras e melhorando o conforto térmico de edificações.
As ações do tempo – como raios solares, chuvas, ventos, variações de temperatura, entre outros – possuem forte influência no desempenho e durabilidade dos telhados e coberturas. Uma vez que se opte pela impermeabilização de um telhado, essas mesmas intempéries passam a agir sobre o sistema impermeabilizante. Por isso, escolher o impermeabilizante mais adequado é de suma importância, a fim de evitar prejuízos materiais e desperdícios de recursos em sistemas impermeabilizantes ineficazes ou de baixa durabilidade.
Para além da prevenção de danos nos telhados, um bom sistema de impermeabilização atua no controle da temperatura, o que reflete positivamente na eficiência energética de climatizadores. Isso porque alguns sistemas impermeabilizantes têm a propriedade de refletir os raios solares, contribuindo para o conforto térmico de edificações.
No mercado brasileiro existem diferentes tipos de impermeabilizantes, com recomendações de uso e resultados muito variáveis. Por isso, é importante consultar um especialista que avalie as necessidades e os problemas específicos do telhado com problemas. Aqui, buscaremos apresentar alguns dos aspectos principais envolvendo os sistemas impermeabilizantes mais comuns no Brasil.
As membranas acrílicas são uma variedade de manta líquida (moldada no local, a frio), resultado da mistura de compostos acrílicos termoplásticos com água. Apesar da facilidade de aplicação, são necessárias múltiplas camadas (até 6 demãos), com intervalos de cura de algumas horas.
Entre as principais vantagens deste sistema estão a ausência de emendas e o custo baixo. O preço baixo, entretanto, deve ser avaliado em relação ao custo-benefício, uma vez que a garantia é menor quando comparada a outros sistemas.
Quando utilizadas na cor branca, as membranas acrílicas apresentam boa refletividade, auxiliando no conforto térmico de ambientes.
Entre as fragilidades das membranas acrílicas está o fato de não serem totalmente impermeáveis, visto que absorvem até 10% de água. Desta forma, não permite empoçamentos, sendo contra indicada sua utilização em áreas planas ou com pouco caimento.
Além disso, por ser um composto orgânico, é especialmente afetada pela radiação ultravioleta, que interfere quimicamente na membrana acrílica, tornando-a menos flexível e mais quebradiça ao longo do tempo.
Entre as desvantagens, citamos ainda a pouco resistente a abrasão, não sendo própria para áreas onde há tráfego.
A manta asfáltica para telhado é um sistema de impermeabilização pré-fabricado, comercializado em rolos, cuja aplicação em telhados é feita através de primers e do aquecimento do material com maçaricos.
Dentre os diferentes tipos de mantas asfálticas, utilizadas em telhados, as mais usuais são: manta asfáltica aderida, flutuante, aluminizada e ardosiada.
Como o próprio nome diz, trata-se de um produto asfáltico modificado, ao qual se adicionam materiais como o poliéster, a fibra de vidro, o polietileno ou a borracha. Como cada um desses materiais possuem características próprias, as mantas asfálticas podem variar nos quesitos resistência, redução de ruídos, conforto térmico e proteção UV.
A manta asfáltica é o sistema de impermeabilização mais antigo e mais utilizado no Brasil. Ainda que haja produtos com melhor desempenho e durabilidade, sua popularidade deriva da grande quantidade de fabricantes e aplicadores.
Entre as principais limitações dessa tecnologia citamos:
A membrana de poliuretano é uma camada de impermeabilização, moldada in loco e a frio, que cura com a umidade relativa do ar. Sua aplicação deve ser realizada em múltiplas camadas, intercaladas com material estruturante, e sobre uma camada de primer. Ao final, o sistema resulta em um filme impermeável e relativamente elástico, sem emendas.
Entre as principais vantagens da membrana de poliuretano está a resistência à abrasão. Por isso, é especialmente indicada para impermeabilização de áreas com tráfego, passarelas de circulação, garagens, terraços ou pisos cerâmicos em sacadas.
As limitações da membrana de poliuretano derivam de sua interação com as intempéries, especialmente a radiação UV, que rapidamente deprecia as qualidades de elasticidade e adesividade do poliuretano no longo prazo.
Outro ponto negativo da impermeabilização com PU é a segurança da aplicação, visto que envolve químicos inflamáveis, com teor de sólidos inferior a 70% (o restante consistem em compostos voláteis, principalmente solventes, que poluem a atmosfera). Por isso, embora a aplicação seja tecnicamente simples, deve ser realizada por equipes qualificadas, cientes dos riscos de segurança e ambiental inerentes ao produto.
Esse tipo de impermeabilizante é um produto nobre, composto de 100% silicone, com alto teor de sólidos, destacando-se como a tecnologia mais avançada e durável para reparo de diferentes tipos de coberturas, sejam metálicas, de fibrocimento, de concreto ou lajes.
É um produto de rápida e fácil aplicação que se dá diretamente sobre a estrutura, inclusive sobre sistemas de impermeabilização existentes, como mantas aluminizadas, acrílicos, mantas EPDM, TPO, PVC, mantas asfálticas, dentre outros.
Monocomponente, não demanda homogeneização, primer, nem aplicação em múltiplas camadas. O trabalho pode ser feito manualmente, com pincéis e rolo, ou com máquinas airless.
Este sistema, se destaca ainda pela altíssima durabilidade e flexibilidade (542%). Acompanha as movimentações da cobertura, sem romper ou ressecar, conferindo décadas de vida útil, inclusive junto a telhados já envelhecidos e até sobre superfícies enferrujadas, inibindo a oxidação e o processo de corrosão.
A membrana líquida de silicone, na cor branca, ainda tem papel fundamental para o controle térmico do ambiente. O índice de refletância dos raios solares desta solução é de 88%, resultando em economia de energia elétrica com a redução do uso de sistemas de resfriamento interno.
Dentre as principais benefícios e superioridade da membrana líquida 100% silicone (Sistema Comfort Roof), destacamos:
A Comfort Roof, divisão da Confort Lux, é especialista em Retrofit de Coberturas. Atuamos nos segmentos varejista, atacadista, logístico e industrial.
Solicite agora mesmo uma avaliação e orçamento para a revitalização do seu telhado, clicando aqui. Se preferir, contate-nos pelo WhatsApp.
Estamos certos de que uma consulta com um de nossos especialistas irá ajudar na escolha da melhor solução de impermeabilização para sua edificação!