Obras

Impermeabilização em Edifício Corporativo

Impermeabilização de telhados e coberturas, asseguram a durabilidade, revitaliza e aumenta a vida útil dos telhados.

 

A Comfort Roof possui as principais técnicas de impermeabilização utilizadas para prevenir o surgimento de patologias e assegurar a durabilidade das edificações corporativas ou residenciais. A impermeabilização é composta por um conjunto de camadas, com funções específicas e normatizada pela ABNT NBR 9575:2010, que estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, e a NBR 9574:2008 que se refere à execução. Os sistemas de impermeabilização são classificados em rígidos ou flexíveis e devem ser selecionados de acordo com a necessidade local de aplicação. A impermeabilização rígida reduz a porosidade do elemento, tornando a área impermeável através da inclusão de aditivos químicos.

Os impermeabilizantes rígidos não se deformam junto com a estrutura, por isso são indicados para locais que não estão sujeitos a trincas ou fissuras. Os impermeabilizantes flexíveis são utilizados nas partes construtivas sujeitas à fissuração e podem ser divididos em dois tipos: moldados no local (membranas) ou pré-fabricados (mantas). Os materiais utilizados para impermeabilização flexível são geralmente elastômeros e polímeros. As técnicas de aplicação dos impermeabilizantes variam de acordo com cada elemento escolhido, devendo sempre respeitar as orientações dos fabricantes e as normas técnicas específicas para cada material.

Os mecanismos de atuação da água na edificação se dão através da umidade do solo (lençol freático, vazamentos de tubulações subterrâneas), umidade da atmosfera (chuvas, condensação), umidade vinda de obras vizinhas (falta de drenagem superficial) e umidade provinda da própria construção (vazamentos, infiltrações, capilaridade dos materiais). A ausência de um sistema de impermeabilização nos elementos construtivos, quando sujeitos à ação da água, pode provocar patologias como eflorescências, carbonatação do concreto e corrosão das armaduras, trincas e fissuras, mofo, deslocamentos de pisos, problemas na pintura, entre outros.

A Impermeabilização em Edifícios Corporativos e Residenciais para Revitalização de Lajes e Coberturas, Aumenta a Vida útil do telhado.



O engenheiro encarregado pelo projeto de impermeabilização deve desenvolvê-lo em conformidade com as normas da ABNT visando reduzir o custo e aumentar a eficiência. Para tanto, é necessário a escolha do sistema adequado, a seleção dos materiais, a identificação de interferências com outros sistemas e a execução correta. Desta forma, a impermeabilização poderá assegurar a durabilidade e a salubridade das edificações.

Após 19 anos, o telhado desse edifício corporativo estava muito desgastado, necessitando também acabar de vez os vazamentos e o ciclo de constante manutenção. Para solucionar o problema, foi feita uma impermeabilização na cobertura com o sistema GE Enduris 100% silicone.

Como a membrana de silicone cria a proteção impermeável, o telhado foi revitalizado e teve sua vida útil em décadas.

 

Quer resolver os problemas de desgaste, vazamentos e economizar em manutenções constantes da sua cobertura? Fale com um de nossos especialistas da Comfort Roof! 

 

whatsapp

QUER RECEBER NOVIDADES?

    Li e aceito os Termos de Política e Privacidade. Li e aceito receber material promocional.